domingo, 6 de março de 2011

The 83rd Annual Academy Awards

Da esq. para a dir.: Christian Bale, Natalie Portman e Colin Firth - Crédito: Gary Herrshorn/Reuters
A cerimônia de entrega do Oscar foi no último dia 27, e fora uma ou outra coisa que comentei no Twitter, acabei deixando passar sem muito alarde. Lembro que costumava gravar as transmissões, que duravam hooooras e que eram bem mais engraçadas que as de hoje. Teve uma, não lembro em qual ano, que o apresentador foi o Billy Crystal e na montagem que eles faziam tirando sarro dos indicados a "Melhor Filme" aparecia o David Letterman. Poucas vezes me diverti tanto. Naquele ano, se não me engano, foi o filme "O Paciente Inglês" (que até hoje nunca assisti) que ganhou tudo.

O André Barcinski falou no blog dele que acha idiotice assistir a cerimônia e torcer pra determinado filme ganhar um Oscar se até a Sandra Bullock já ganhou o dela enquanto Charlie Chaplin, Orson Welles e muitos outros morreram sem. True. Mas ainda assim assisto. E torço. E a cerimônia desse ano não me decepcionou, não.

Tá: vou fazer coro com o pessoal que não gostou do desempenho do James Franco como apresentador. Também não curti. A Anne Hathaway se esforçou bastante, o que tornou menos pior assistir. Ver o Billy Crystal no palco, de quem falei no começo deste post, foi uma surpresa pra lá de agradável...Galera toda aplaudindo de pé...Foi legal. Esses dias tavam falando no jornal que a transmissão cortou o selinho do Javier Bardem no Josh Brolin. "Censura!", disseram, mas o produtor só disse que não viu. Tá, a gente acredita.

Mas o que importa é que a Natalie Portman ganhou! E o Colin Firth e o Christian Bale também. Pra "Melhor Filme" estava torcendo por "Black Swan", mas ganhou "The King's Speech". No problem, gostei bastante desse filme também. NÃO ENTENDI - faço questão de frisar, salientar, ressaltar, destacar isso - o prêmio de "Melhor Fotografia" praquela bobagem que é "Inception". Pior filme que já vi na vida. Preferia ficar trancada no cinema ad æternum vendo o James Franco cortar os dois braços e as duas pernas com um alicate do que assistir esse filme de novo. E se tudo nele é computação gráfica, como que ganha "Melhor Fotografia"? Ridículo. "True Grit" deveria ter ganho esse prêmio. "Toy Story 3" ganhou "Melhor Animação", justíssimo.

Aliás, felizmente 2010 teve mais filme bom que ruim. Todo mundo tava falando do "The Social Network" (que ainda não vi), mas a medida que os filmes iam saindo, ia ficando cada vez mais difícil escolher por qual torcer na festa do Oscar. "True Grit" é ótimo, Jeff Bridges sempre incrível. "Black Swan" nem tenho o que dizer, já perdi as contas de quantas vezes assisti (tenho o que dizer, sim, é que ainda tô preparando um post sobre o filme e sobre ballet). Natalie Portman mereceu cada prêmio que ganhou, performance impecável. O Colin Firth é meu querido, e podem dizer que é o típico caso de filme feito pra ganhar Oscar e tal, não ligo. Gostei demais, me emocionei muito, tem umas cenas de cortar o coração mesmo. Sem falar nas atuações impecáveis do Geoffrey Rush e da Helena Bonham Carter . "127 horas" acabei de assistir. Notícia de gente desmaiando no cinema, minha amiga Ana falando "NÃO ASSISTEEEEE!!! É HORRÍVEL!!! TIVE PESADELOS!!!", mesmo assim assisti e...Não vi nada de mais. Realmente, é um filme muito bom, filme forte, Danny Boyle não perdeu a mão, mas não achei assim tão embasbacante, não. O filme do Mark Wahlberg e do Christian Bale, "The Fighter", não assisti ainda. Nem os documentários, nem "Biutiful", nem "Winter's Bone"...Não assisti mais nada. Pra falar a verdade, se não tivesse assistido "127 horas" agora a pouco, o filme mais recente que eu vi teria sido "Burlesque". Divertido, by the way. Tem todo aquele exagero sonoro da Christina Aguilera, mas dá pra aguentar.

E foi isso. Acompanhei a cerimônia de entrega, vi o burburinho no Twitter, li uma notícia aqui e outra acolá nos jornais e pronto. Não tenho mais a empolgação de antes, mas o famosérrimo "And the Oscar goes to..." ainda arrepia. Agora é torcer pra 2011 ser um ano ainda melhor pro cinema do que foi 2010. E pra quem quiser conferir, a lista dos vencedores está aqui e a galeria de fotos da cerimônia, aqui.

Final bem cafona, com um coral de crianças e todos os vencedores no palco

Nenhum comentário:

Postar um comentário