domingo, 26 de maio de 2013

Top 5 - Declarações de amor

Logo, logo chega o Dia dos Namorados, e enquanto tem gente que vai gastar uma grana com presente e depois ainda encarar um jantar romântico + fila no motel por um quarto com hidro, eu...Bem, vejamos...Dia 12 de junho cai numa quarta-feira, certo, produção?...Então, vou trabalhar. E se ainda não estiver de férias da faculdade, vou pra aula de Direito Processual do Trabalho (que odeio com todas as forças do meu ser).

Mas sou romântica. Como a personagem da Mila Kunis no filme "Amizade Colorida" (tava revendo esse filme ontem, por isso tô usando como exemplo), às vezes queria que a vida fosse como nos filmes de amor: demonstrações públicas (e cafonas) de afeto, as pessoas simplesmente abrindo o jogo e dizendo o que sentem, sem todo esse protecionismo sentimental babaca, esses joguetes que odeio tanto porque não sei jogar. O amor existe, porra! Pode não acontecer pra mim pra algumas pessoas, mas existe! Por isso escrevem sobre ele, fazem filmes sobre ele, cantam sobre ele. E aí me veio a ideia do Top 5.

Essas 5 músicas foram escritas por homens que estiveram ou estavam apaixonados quando as escreveram. E, na boa? Esse é o tipo de coisa que você não cria se nunca sentiu, se não sabe como é. Não seria composta por encomenda, ou porque o disco precisava de um nº X de faixas e tinha que entrar qualquer coisa no lugar. Os caras amaram ou tavam amando-muito-por-demais. E precisavam dizer, precisavam que elas soubessem, que o mundo soubesse. E isso é FODA LINDO.

Foi então que incorporei o Rob do livro/filme "Alta Fidelidade" e resolvi fazer um Top 5 das músicas que são as declarações de amor mais lindas que já ouvi. E, claro, que eu queria que fossem dedicadas pra mim, e que acredito que muita mulher por aí borraria o rímel com uma homenagem dessas. Numa época em que as mulheres acham que romântico é o Roberto Carlos cantando "Esse cara sou eu", um post desse é quase um serviço de utilidade pública.

Então, como diria Goulart de Andrade, vem comigo:



5. Ain't no Sunshine (When She's Gone) - Bill Withers


Durante minhas pesquisas, descobri que o Bill Withers foi inspirado por um filme chamado "Days of Wine and Roses", história triste de um casal que vive um triângulo amoroso: o marido, a esposa e o álcool. Bill disse que "às vezes, sentimos falta de coisas que não foram particularmente boas pra nós", e que foi algo que passou pela cabeça dele enquanto assistia ao filme, "e provavelmente algo mais que aconteceu na minha vida e que eu ainda não havia me dado conta". Vai ver era alguma ferida amorosa cicatrizada que deu uma descascada vendo o filme, né, Bill?


Trecho pra chorar: "Ain't no sunshine when she's gone/ Only darkness everyday/ Ain't no sunshine when she's gone/ And this house just ain't no home/ Anytime she goes away"



4. She - Elvis Costello

Escolhi essa versão - regravação de 1999, e que aparece na trilha sonora do filme "Notting Hill" -  porque gosto mais do Elvis Costello que do intérprete original. Composta por Herbert Kretzmer em parceria com Charles Aznavour, e feita pra ser tema de uma série de TV britânica, embora com um propósito específico, a música fala da mulher aos olhos do homem que a ama. E quando perguntaram pro Aznavour de onde ele tirou inspiração pra música, ele respondeu "da vida". E completou:  "Busco retratar as almas humanas. Não crio pessoas ou problemas pras minhas músicas". Se tinha uma musa inspiradora, certamente ela se rendeu aos seus encantos, Charlie.


Trecho pra chorar: "Me I'll take her laughter and her tears/ And make them all my souvenirs/ For where she goes I've got to be/ The meaning of my life is...she"



3.  My love - Paul McCartney


Sou suspeita pra falar do Paul. AMO MUITO. E ele é um cara inspirado: já fez música até pra cachorro. Mas falar de amor é algo que ele manja muito, e a musa inspiradora dele foi uma mulher muito muito muito feliz com tantas homenagens lindas. Não vou precisar falar da música porque ele mesmo vai dizer - e em português! ♥ - pra quem ele fez.



"Eu escrevi essa música para minha gatchinha Linda!"

Trecho pra chorar: "Don't ever ask me why/ I never say goodbye to my love/ It's understood/ It's everywhere with my love/ And my love does it good"



2. Something - George Harrison


Considerada uma das músicas mais lindas dos Beatles - ninguém menos que Frank Sinatra se referiu a ela como sendo "a melhor canção de amor dos últimos 50 anos" - foi composta pelo George Harrison, na época casado com Pattie Boyd. Ele disse que não foi pra ela que ele fez, ela disse que ele disse que foi...Não sei, não sei. O fato é que é uma música lindíssima, e que depois (e talvez em razão disso ele negue ter escrito a música pra ela) o cara perdeu a mulher pro amigo, amigo que também é músico e que compôs, tendo como inspiração a mesma mulher, a música nº 1 do meu Top 5. Pattie Boyd, you lucky bitch...



Trecho pra chorar: "Something in the way she knows/ And all I have to do is think of her/ Something in the things she shows me/ I don't want to leave her now/ You know I believe and how"



1. Wonderful Tonight - Eric Clapton


Sei nem o que dizer sobre essa que é uma das músicas mais lindas que já ouvi na vida. Eric compôs essa música enquanto esperava Pattie Boyd se arrumar pruma festa organizada pelo casal da música nº 3, Paul e Linda. Lembrando que Pattie se separou do compositor da música nº2, George Harrison, pra ficar com o Eric, e que os dois, Eric e George, continuaram sendo amigos depois do que houve.



Trecho pra chorar: "I feel wonderful, because I see/ The love light in your eyes/ And the wonder of it all/ Is that you just don't realize/ How much I love you"



E é isso. Listas são sempre polêmicas, então tenho certeza que tem quem discorde, quem ache que tem música muito mais bonita que ficou de fora, que fui injusta na ordem em que organizei a lista, quem prefira Thiaguinho cantando "Eu sou o cara pra você". Mas a ideia aqui é inspirar: se tá apaixonado(a) e tá com a pessoa que te faz feliz, diga, MOSTRE sempre que tiver chance. Tão aí algumas dicas e não precisa de um dia no ano pra fazer isso. 
É amor platônico? DECLARE-SE. Você nunca vai saber se não tentar. 
Li em algum lugar que sabemos que estamos apaixonados quando as canções de amor passam a fazer sentido pra nós. Que esse seja o caso de você que está lendo isso agora. E se não for, que ao menos as histórias das canções (e livros, e filmes...) sirvam de alento até que chegue o momento. Pra não perder a fé. É pra isso que elas tem servido pra mim, pelo menos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário