segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Neruda

E vamos pra mais algumas falsas citações? Gostei dessa que vi no Facebook:


No entanto, segundo o site "Recanto das Letras", Neruda nunca disse isso. Também fiz minha pesquisa e nada encontrei. Mais uma que vai pro repertório do Autor Desconhecido.

Vou me abster de comentar a respeito da frase. Concordo, tem que ser reflexo, blah blah fuckin' blah. Meio óbvio. Ama quem te ama e esquece quem te esquece. Foda-se.

Mas o que me chamou a atenção é que, na semana em que vi essa citação, fez 40 anos que o Neruda morreu. Ele morreu dias depois do golpe de estado do Pinochet aquele puto, e assim como o aniversário do golpe não passou batido, o aniversário da morte dele também não. Pelo menos, diziam que era esse o intuito de geral compartilhando citação que não é dele nazinternétis naquele dia.

Uma homenagem, no entanto, me chamou a atenção. Diz que Gabo, meu amor, uma vez falou que Neruda foi o melhor poeta do século XX em qualquer idioma. Aí, a BBC reuniu repórteres dos 21 idiomas nos quais transmite o Serviço Mundial para recitar o Poema 15, uma das obras mais conhecidas do poeta chileno. E não é que Gabo tinha razão? Ficou lindo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário